sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Fundos Imobiliários do Agronegócio: Pontos Positivos e Negativos

 

Liquidez

Um dos pontos negativos dos fiagros é a falta de liquidez. Comparado aos fundos imobiliários, o mercado de fiagros é muito menor, com poucas pessoas comprando e vendendo. Isso pode afetar o preço dos ativos, especialmente ao comprar ou vender grandes quantidades. Portanto, a liquidez é um aspecto desfavorável dos fiagros no momento.

Potencial do Agronegócio

Apesar da falta de liquidez, os fiagros possuem um alto potencial de investimento devido ao setor do agronegócio ser gigantesco e forte no Brasil. O agronegócio representa cerca de um quarto do PIB brasileiro, sendo um mercado com alto potencial de lucro. Além disso, o aumento na demanda global por proteínas e grãos produzidos pelo agronegócio impulsiona ainda mais o setor. Investir em fiagros é uma forma interessante de se expor ao setor de agronegócio.

Risco

Os fiagros tendem a ser mais arriscados do que os fundos imobiliários. O setor do agronegócio é mais volátil do que o setor imobiliário, pois depende de fatores como insumos, colheita e exportação. Além disso, os ativos dos fiagros são certificados de recebíveis do agronegócio, emitidos por empresas que podem ter rating desconhecido. Portanto, é importante considerar o risco ao investir em fiagros.

Potencial de Dividendos

Apesar do risco, os fiagros oferecem um alto potencial de dividendos. Alguns fiagros, como o knc a11, pagam dividendos anualizados de até 15,71%, o que é considerado um dividendo alto. No entanto, é importante ressaltar que a taxa SELIC está alta no momento, o que contribui para os altos dividendos. É necessário considerar que esses dividendos podem diminuir nos próximos anos.

Diversificação

Os fiagros oferecem uma oportunidade de diversificação ao investir no setor do agronegócio, que é essencial para a economia brasileira. Atualmente, o crédito rural está concentrado nos principais bancos, e os fiagros podem ajudar a aumentar o crédito disponível para os produtores rurais. Essa diversificação é uma vantagem considerável dos fiagros.

Em resumo, os fiagros possuem pontos negativos, como a falta de liquidez, o risco e o fato de ser uma classe de investimentos ainda muito nova. No entanto, apresentam pontos positivos, como o potencial do agronegócio, o alto potencial de dividendos e a oportunidade de diversificação. É importante avaliar cuidadosamente esses pontos antes de decidir investir em fiagros. Lembrando que os fiagros não devem ser comparados diretamente aos fundos imobiliários, pois são classes de investimentos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário