quinta-feira, 11 de abril de 2013

O que é Agricultura

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, materia prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

Quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O termo fazendeiro  ou lavrador se aplica ao proprietário de terras rurais onde, normalmente, é praticada a agricultura, a pecuaria ou ambos.
A ciencia que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.
 
A agricultura permite a existência de aglomerados humanos com muito maior densidade populacional que os que podem ser suportados pela caça e coleta. Houve uma transição gradual na qual a economia de caça e coleta coexistiu com a economia agrícola: algumas culturas eram deliberadamente plantadas e outros alimentos eram obtidos da natureza.
A importância da prática da agricultura na história do homen é tanto elogiada como criticada: enquanto alguns consideram que foi o passo decisivo para o desenvolvimento humano, críticos afirmam que foi o maior erro na história da raça humana.
Por um lado, o grupo que se fixou na terra tinha mais tempo dedicado a atividades com objetivos diferentes de produzir alimentos, que resultaram em novas tecnologias e a acumulação de bens de capital, daí o aculturamento e o aparente melhoramento do padrão de vida. Por outro, os grupos que continuaram utilizando-se de alimentos nativos de sua região, mantiveram um equilíbrio ecológico com o ambiente, ao contrário da nova sociedade agrícola que se formou, desmatando a vegetação nativa para implantar a monocultura, na procura de maior quantidade com menor variedade, posteriormente passando a utilizar pesticidas e outros elementos químicos, causando um grande impacto no solo, na agua, na fauna e na flora da região.
Além de alimentos para uso dos seres humanos e de seus animais de estimação, a agricultura produz mercadorias tão diferentes como flores e plantas ornamentais, fertilizantes orgânicos, produtos químicos industriais (látex e etanol), fibras (algodão e linho), combustíveis (madeira para lenha, etanol, biodiesel).
A eletricidade pode ser gerada de gás metano a partir de residuos vegetais processados em biodigestor ou da queima de madeira especialmente produzida para produção de biomassa (através do cultivo de árvores que crescem rapidamente, como por exemplo, algumas espécies de eucaliptus).

Existem diversos cursos na área de agricultura, uma opção são os cursos da CPT.

A mecanização da lavoura auxiliou a      aumentar a produtividade das terras em muitos países. Na imagem pode-se ver um conjunto de rolos destorroadores.

O plantio em terraços é uma técnica muito empregada em áreas de relevo íngreme.





Fonte: Wikipédia


Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Conte conosco para informações sobre grama www.agrogramas.com.br/grama-bermudas

    ResponderExcluir